A parceria será feita com a cidade de Turim, na Itália, considerada por 2 anos consecutivos a mais sustentável do país
É só ter um feriado que as principais vias e rodovias do Estado de São Paulo enchem de carros e o tráfego se torna quase impossível. A quantidade de veículos parados não é novidade para quem usa as vias da cidade diariamente, o que faz do trânsito um protagonista dos noticiários nos horários de pico.
A mobilidade urbana é um desafio para cidades com grande fluxo diário de pessoas. A Região do ABC, onde estão localizadas grandes indústrias e montadoras, é uma das regiões que sofre com a defasagem da mobilidade. Trens e ônibus lotados, congestionamento intenso e horas perdidas na viagem de casa para o trabalho são as principais reclamações dos usuários dos transportes e vias regionais.
O Consórcio Intermunicipal do ABC (entidade que junta os sete municípios da região) oficializou, no dia 9 e 10 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica, uma linha de cooperação entre o ABC e a cidade de Turim, na Itália, por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) da União Europeia (UE). Com duração de 2 anos, o programa tem como objetivo integrar cidades da UE e do Brasil que possuam problemas semelhantes para dividirem experiências e suprirem carências.
Turim foi considerada por dois anos consecutivos a cidade mais sustentável da Itália pelo Euromobility (entidade que premia iniciativas de cidades sustentáveis), depois de anos sendo considerada a mais poluente, além disso a história de produção industrial da cidade e a presença de empresas automobilísticas faz de Turim uma cidade com condições similares à da região do ABC. Sede da montadora FIAT e de outras empresas importantes no cenário econômico mundial como a Martini e a Cafarell, a cidade passou por uma reorganização urbana depois de compreender que o meio ambiente é um tópico importante e sofrer com diversos problemas de infraestrutura como enchentes, e congestionamentos no centro da cidade.
A cooperação tem como primeira medida fazer melhorias na sincronização dos semáforos, especialmente, nas divisas dos municípios. O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando discute com representantes de Turim para em 2018 executar a implementação das medidas, que, além da melhoria nos semáforos, incluem iniciativas de drenagem urbana, para diminuir o problema das enchentes na região.
Em troca, o Consórcio irá ajudar na implementação de um órgão semelhante na cidade de Turim. Sendo a integração entre municípios, uma iniciativa valorizada para a escolha da entidade para o Programa de cooperação pela União Europeia. No dia 26 de fevereiro de 2018, os representantes da cidade de Turim virão ao Brasil e ficarão por 10 dias para poderem conhecer as cidades do ABC, já os representantes brasileiros só irão a Itália conhecer Turim na primeira semana de maio. Agora, resta esperar a implementação das ideias trocadas e as melhorias na mobilidade, prometidas até então.
*Matéria finalista do IV Prêmio Autoinforme para estudantes de Jornalismo.
Comments